LIVROS

 

Fluxos culturais

Rogério de Almeida e Marcos Beccari (orgs.)

O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura – GEIFEC e o Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura – Lab_Arte, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tendo em foco um amplo e impreciso território que abarca arte, educação, comunicação e mídias, a obra apresenta o modo como alguns professores/as e pesquisadores/as, com diferentes formações e orientações teóricas, conjugam e promovem a diversidade de processos formativos entrecruzados com outros modos de expressão cultural. Assim, mais do que um conjunto de reflexões ou testemunhos sobre a cultura contemporânea, trata-se de desenrolar, por meio de vozes distintas, alguns fluxos culturais que nos perfazem.

ALMEIDA, R; BECCARI, M. (Orgs.). Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias. São Paulo: FEUSP, 2017, 425 p.

Acessar pdf (cortesia da editora FEUSP)

.

 

Articulações simbólicas

Marcos Beccari

Tudo se reduz a pó, mas o pó é também um tipo de véu que a tudo envolve. Design é tudo isso. De um lado, estamos esteticamente inseridos no mundo, isto é, desde sempre enredados em mediações, ficções e convenções. De outro, o mundo é aparência de mundo, uma imagem casual não interpretável, mas que pode ser significada e interpretada ao ser articulada com outras imagens, algum véu a mediar os sentidos, alguma forma a ser ritualizada. A um só tempo, somos seres forjados para e pelo design.

BECCARI, M. Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópolis: 2ab, 2016, 256 p.

Comprar | BookTrailer | Resenha (por Louis L. de Oliveira)

.

.

Existe design?

Ivan Mizanzuk, Daniel B. Portugal e Marcos Beccari

Três vozes, quatro perguntas: doze ensaios que propõem horizontes de respostas. É através deste formato que os autores deste livro nos convidam a refletir filosoficamente sobre o Design. Em meio aos ensaios, a um só tempo densos e saborosos, vemos surgir três perspectivas complementares do Design. São diferentes formas de encarar sua existência, suas diversas utilidades e inutilidades, suas dimensões morais e estéticas, seus percursos históricos e teóricos, suas características e potências específicas. Um livro para designers intelectualmente inquietos e para amantes do pensamento interessados em Design.

MIZANZUK, I.; PORTUGAL, D. B.; BECCARI, M. Existe design? Indagações filosóficas em três vozes. Teresópolis: 2ab, 2013, 128 p.

Acessar pdf (cortesia da editora 2ab)